Logo PUC-Campinas Cursos
  • Inscrição Gratuita
  • Inscrição Gratuita

Onde potencial
se transforma em

Realidade

Inteligência de Mercado e Novo Comportamento de Consumo

Processo Seletivo

  Inscrição gratuita: -
  Matrícula: -
  Início das aulas: a partir de 17 de fevereiro de 2025
Logo PUC-Campinas

ModalidadePresencial

Carga Horária360 Horas

Duração12 meses

Investimentoem até 24x de R$
mais opções de pagamento

Inscrição Gratuita

Inscrição Gratuita

24 parcelas de R$
12 parcelas de R$
R$ (à vista, com desconto)

Valores válidos para 2025
Até 12 parcelas
(por boleto e cartão de crédito)
Acima de 12 parcelas
(apenas por boleto)

Investimento

A escolha do plano de pagamento é realizada no ato da matrícula e não poderá ser alterada após a assinatura do contrato.

15% de desconto para Ex-alunos PUC-Campinas
Ex-alunos (de graduação e pós-graduação) da PUC-Campinas, sem pendência financeira, têm 15% de desconto nas mensalidades do curso. Não cumulativo com desconto para funcionários de empresas conveniadas.

5% a 10% de desconto para Funcionários de empresas conveniadas com a PUC-Campinas.
O desconto de 5% a 10% nas mensalidades para funcionários de empresas conveniadas com a PUC-Campinas será concedido, impreterivelmente, no ato da matrícula. Os requisitos para o desconto/empresa devem ser consultados no Escritório de Relações Corporativas, pelo e-mail rc@puc-campinas.edu.br. Não cumulativo com desconto para ex-alunos PUC-Campinas.

Para quem este curso é destinado?

O curso de Especialização em Inteligência de Mercado e Comportamento do Consumo é destinado a profissionais graduados, especialmente nas áreas de Marketing, Comunicação, Vendas e Gestão de Negócios. Ideal para aqueles que atuam ou desejam atuar em inteligência de mercado.

Este curso é perfeito para quem busca alcançar alto desempenho e eficiência profissional.

Além disso, é indicado para profissionais que desejam desenvolver técnicas analíticas e práticas de pesquisa, coleta e interpretação de informações de mercado.

Inscrição Gratuita

Inscrição Gratuita

Assinatura Pedagógica: Um Diferencial da Pós-Graduação PUC-Campinas

A PUC-Campinas, buscando preparar seus alunos para um mundo do trabalho dinâmico, implementou uma Assinatura Pedagógica inovadora em seus cursos de Pós-Graduação. Essa proposta de valor, com foco na inovação educacional, diferencia a PUC-Campinas e potencializa o ensino e a aprendizagem.

A Assinatura Pedagógica prioriza o desenvolvimento de competências e a aplicabilidade prática do conhecimento. A divisão dos módulos por objetivos, com disciplinas interligadas, garante que os estudantes atuem em frentes diversas e elaborem projetos com base nos componentes de cada módulo.

A metodologia de aprendizagem por projetos/problemas e a educação por competências aproximam o conteúdo da realidade do trabalho e da sociedade, impulsionando os alunos a elaborar propostas de impacto positivo em seu cotidiano e futuro profissional. A PUC-Campinas deixa para trás modelos engessados, promovendo uma formação completa e conectada com as necessidades do mercado.

Curso com Certificações Intermediárias PUC-Campinas

Durante o curso você receberá certificações intermediárias a cada conclusão de módulo. E o título de Especialista é obtido após a aprovação geral no final do curso (12 meses de duração).

Estes serão os Certificados Intermediários que receberá ao longo de sua jornada:

Lâmpada com engrenagem

Certificação Intermediária: Extensão em Diagnóstico de fontes e Sistema de informação para inteligência de mercado

Lâmpada com engrenagem

Certificação Intermediária: Extensão em Planejamento e análise de pesquisas de mercado

Lâmpada com engrenagem

Certificação Intermediária: Extensão em Análise de maturidade em inteligência de mercado

Lâmpada com engrenagem

Certificação Intermediária: Extensão em Mensuração e avaliação de dados em inteligência de mercado

Programa do Curso

Módulo – Construção e Inteligência
Disciplinas Carga Horária
Sistema de Inteligência de Marketing
Aqui você compreenderá o quê é um sistema de inteligência de marketing e e como é implantado a partir da reunião de fontes e análise de dados (desk research) para apoiar decisões estratégicas no ambiente de negócios.
30
Trend Hunting e Microsegmentação
Aqui você identificará e analisará tendências emergentes para microsegmentação do mercado usando ferramentas e metodologias para compreender o comportamento do consumidor e apoiar as estratégias de marketing de uma empresa.
30
Inteligência de Mercado Digital
Aqui você usará ferramentas digitais de inteligência de mercado e de inteligência artificial para coletar, processar e interpretar dados em ambientes digitais, incluindo redes sociais e sites.
30
TOTAL 90
Módulo – Planejamento para Geração de Conhecimento
Disciplinas Carga Horária
Métodos de Pesquisa Qualitativa
Aqui você aplicará técnicas de pesquisa qualitativa e exploratória para coletar dados sobre comportamentos, atitudes e motivações dos consumidores para análises e insights a serem usados em estratégias de marketing de uma empresa.
30
Métodos de Pesquisa Quantitativa
Aqui você usará métodos quantitativos que explorem relações entre variáveis, testem hipóteses e estabeleçam relações de causa e efeito e elaborará pesquisas quantitativas para medir e analisar fenômenos de forma objetiva e estatisticamente significativa.
30
Neurociência do Consumo e IA
Aqui você integrará insights da neurociência do consumo com recursos de inteligência artificial para elaborar estratégias baseadas em evidências.
30
TOTAL 90
Módulo – Contextos Estratégicos e Comportamento de Consumo
Disciplinas Carga Horária
Contexto Estratégico
Aqui você analisará e avaliará cenários de mercados e, concomitantemente ou não, usando as inteligências artificial e de mercado para embasar o desenvolvimento de estratégias e/ou tomadas de decisão empresariais.
30
Cognitive Skills e Avaliação de Maturidade em Inteligência de Mercado
Aqui você aplicará metodologias e técnicas para avaliar a maturidade em inteligência de mercado (coleta e distribuição de informações) de uma organização com ou sem uma estrutura formal em agrupamento de dados.
30
Cognitive Skills e Avaliação de Maturidade em Inteligência de Mercado
Aqui você identificará, por meio de conhecimentos e metodologias, padrões de comportamento existentes nas dinâmicas do comportamento dos consumidores, sobretudo no ambiente digitalizado, para tornar estratégias de marketing mais eficazes e alinhadas às expectativas dos consumidores.
30
TOTAL 90
Módulo – Mensuração e Avaliação
Disciplinas Carga Horária
KPIs e Métricas de Performance
Aqui você compreenderá as métricas gerenciais voltadas à inteligência de mercado utilizadas no mercado para o monitoramento do desempenho organizacional e para a identificação de oportunidades de mercado.
30
Dashboards e visualização de dados
Aquivocê usará conceitos, técnicas e ferramentas de visualização de dados e design de interfaces para construção e implementação de BI dashboards informativos e interativos que auxiliem o processo de tomada de decisão nas organizações.
30
Data Storytelling: da análise à comunicação
Aqui você aplicará técnicas narrativas na visualização de dados (storytelling) para comunicar insights derivados de dados de maneira clara e impactante para engajamento e influência na tomada de decisão.
30
TOTAL 90

Observações:

  • A PUC-Campinas não oferece vagas de estágio na Pós-Graduação.
  • A formação de turmas está condicionada a um número mínimo de alunos efetivamente matriculados.
  • A PUC-Campinas não se obriga ao oferecimento deste curso para novas turmas.
  • Este Curso Especialização cumpre as disposições da Resolução CNE/CES nº 1, de 06 de abril de 2018 do Ministério da Educação.

Por que escolher o curso Inteligência de Mercado e Novo Comportamento de Consumo

Escolher este curso permite capacitar-se com técnicas analíticas e práticas de pesquisa, coleta e interpretação de informações de mercado.

O curso desenvolve conhecimentos avançados sobre inteligência de mercado, apoiando a formulação e execução de estratégias de marketing.

Além disso, oferece uma análise ética e crítica, essencial para mensurar o retorno sobre o investimento de um negócio. O curso também proporciona a construção de um portfólio profissional, aplicando as competências adquiridas em projetos reais.

Assuntos abordados no curso Inteligência de Mercado e Novo Comportamento de Consumo

  • Técnicas analíticas avançadas
  • Pesquisa qualitativa e quantitativa
  • Neurociência do consumo
  • Inteligência artificial aplicada
  • Cenários de mercado
  • Maturidade em inteligência
  • Dashboards interativos
  • Data Storytelling

Inscrição Gratuita

Inscrição Gratuita

Curso com Criação de Portifólio de Projetos

Em cada módulo você desenvolve um produto e/ou projeto correspondente a uma prática profissional do mercado de trabalho do curso.
Assim você aplicará suas novas competências na construção de um portfólio a ser usado no seu atual ou futuro e desejado cotidiano profissional.

Estes serão os produtos e projetos desenvolvidos em cada módulo:

MÓDULO – CONSTRUÇÃO DA INTELIGÊNCIA

Desk Research da análise das fontes de informação internas e externas em relação a jornada de consumo.

MÓDULO – PLANEJAMENTO PARA GERAÇÃO DE CONHECIMENTO

Planejamento de Pesquisa de Mercado.

MÓDULO – CONTEXTOS ESTRATÉGICOS E COMPORTAMENTO DE CONSUMO

Modelo de Matriz de Maturidade em Inteligência Competitiva.

MÓDULO – MENSURAÇÃO E AVALIAÇÃO

Dashboard de Inteligência Mercadológica.

Perguntas frequentes

Não há taxa de inscrição. O pagamento é realizado apenas no ato da primeira matrícula, que corresponde à mensalidade do curso. As matrículas ocorrerão nos dias 7 a 8 de julho de 2025.

Não, os cursos de pós-graduação da PUC-Campinas não exigem a elaboração de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). No entanto, cada curso pode ter diferentes formas de avaliação, de acordo com a sua estrutura e objetivos.

RG, CPF e Diploma de Graduação (frente e verso, reconhecido pelo MEC): Licenciatura/Bacharelado/Tecnologia, com data de colação de grau anterior à data de início das aulas do curso.

Não pode. É necessário ser concluinte no curso de graduação com a data da colação de grau anterior à data de início do curso.

Sim, você pode apresentar o certificado de conclusão do curso e, posteriormente, entregar o diploma.

Os cursos de pós-graduação possuem a duração de 1 ano e são estruturados em quatro módulos, sendo cada módulo composto por três disciplinas. (com exceção ao curso de Clínica Médica de Pequenos Animais que possui a duração de 2 anos).

Não há disponibilidade de bolsas de estudo para os cursos de pós-graduação.

Sim, é disponibilizado o desconto de 15% (quinze por cento) na mensalidade para Ex-Aluno da PUC-Campinas, que nela tenha concluído curso de Graduação ou Pós-Graduação, sem pendências financeiras com a Instituição. Destaca-se que a verificação será feita, via sistema, com base no número de CPF do beneficiário

Sim! As comunicações são realizadas por e-mail, telefonema e WhatsApp. Iremos orientá-lo sobre como efetivar a matrícula.

- O curso oferecido na modalidade EAD possui aulas assíncronas (gravadas), permitindo que você as assista conforme sua disponibilidade. Além de todas as aulas, atividades, encontros, debates, conferências e eventos, bem como materiais digitais específicos de cada módulo, disponibilizamos recursos adicionais de interação, como bibliotecas virtuais e bases do nosso Sistema de Bibliotecas e Informação (SBI), videoaulas exclusivas, palestras, grupos de discussão, desafios pedagógicos, cases e espaço para networking.

- Os cursos ‘online e ao vivo’ acontecem de forma síncrona, transmitidos através de plataformas virtuais, com dias e horários predefinidos, que variam de curso para curso, e ficam disponíveis na página de cada um dos cursos.

- Nos cursos presenciais as aulas acontecem em data e horário pré-definidos, em ambiente físico da Universidade (Campus I ou II) ou por ela indicado, permitindo contato direto com professores e colegas. Os dias e horários variam de curso para curso, e ficam disponíveis na página de cada um deles.

Não. Nossos diplomas possuem o mesmo formato para todos os cursos, independentemente da modalidade de ensino. A modalidade de estudo, seja presencial, EAD ou remoto, não consta no diploma.

Internet;

Computador Desktop e/ou Notebook e/ou Tablet e/ou Smartphone (com sistema Android ou Apple IOS);

Os softwares utilizados serão o Canvas e o Microsoft Teams;

Suporte ao Canvas: Caso precise de ajuda, nossos alunos e docentes podem entrar em contato com o suporte do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem - Canvas) pelo e-mail: suporte.canvas@puc-campinas.edu.br;

Microsoft Teams: o Microsoft Office (com os softwares Teams, Word, Excel, Powerpoint entre outros) tem a licença disponível gratuitamente para todos os alunos regularmente matriculados;

Sistemas operacionais compatíveis: Windows, Linux, Mac OS, Mac IOS e Android;

Navegadores de internet recomendados: o Canvas é compatível com as duas versões mais recentes dos navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox (versões de suporte estendido não são suportadas), Microsoft Edge e Safari (somente para Mac).

Sim. A Educação Digital (Educação a Distância – EAD) é regulamentada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, por portarias, por resoluções e por normas do Ministério da Educação (MEC). Consulte o site desse órgão para obter mais informações.

Os cursos são totalmente a distância.

Sim. Os campi são um verdadeiro hub de inovação, propiciando outras experiências de aprendizagem e de rede de contatos. Aproveite para conhecer toda a infraestrutura disponível.

Os cursos Educação Digital reconhecidos possuem a mesma validade que um curso presencial. É importante ressaltar que os diplomas de cursos a distância, por lei, não têm qualquer distinção de um diploma de um curso presencial.

Sim. A Instituição está credenciada pelo Ministério da Educação. Consulte o site desse órgão para obter mais informações.

Conheça seu perfil de estudo – As vantagens dessa modalidade de ensino já são bem conhecidas, como a oportunidade de gerir o próprio tempo, podendo estudar em qualquer horário ou lugar. Mas tanta flexibilidade exige disciplina. Elaborar uma rotina de estudos é um passo importante para quem deseja obter sucesso acadêmico.
Avalie a Instituição – A PUC-Campinas está completando 80 anos. É uma universidade privada, católica, confessional e comunitária, localizada na cidade de Campinas, Estado de São Paulo, Brasil. É a mais antiga universidade do interior paulista e a segunda maior da cidade de Campinas. É uma das maiores Instituições de Ensino Superior do Brasil, com destaque para a qualidade de ensino, sustentabilidade, pesquisa e inovação.
Verifique a proposta pedagógica – Nem todos os cursos de Educação Digital são iguais. Nossa metodologia é singular. Alinhamos tradição, inovação constante e ensino de qualidade. Nosso propósito é transformar a vida das pessoas, promovendo a capacitação profissional de excelência e a formação integral da pessoa humana, oportunizando a convivência e interação num novo ambiente de ensino, a sala de aula digital.
O Diploma e o certificado são muito importantes – Diploma ou certificado garantem a procedência, a boa qualidade e a credibilidade do conteúdo estudado. Essa documentação é importante para atestar a regularidade da instituição de ensino superior e de seus cursos para apresentação no Brasil ou no exterior para fins de estudo, trabalho e demais comprovações.

A escolha de um curso de Educação Digital é uma decisão séria, exigindo muita dedicação para que se obtenha êxito nos estudos. Além do investimento financeiro, os cursos a distância demandam tempo e possuem o mesmo nível de exigência dos presenciais, ou até maior.

Os processos seletivos para o ingresso variam conforme o curso (Pós-Graduação Lato Sensu e Extensão). Os interessados podem se inscrever diretamente pelo Portal da Universidade. Para isso, basta acessar https://pos.puc-campinas.edu.br/.

Conteúdos e metodologias são selecionados pelo seu potencial desencadeador e impulsionador da aprendizagem. Além de todas as aulas, atividades, encontros, debates, conferências e eventos, bem como materiais digitais específicos de cada curso, disponibilizamos recursos adicionais de interação, como bibliotecas virtuais e bases do nosso Sistema de Bibliotecas e Informação (SBI), vídeo-aulas exclusivas, palestras, grupos de discussão, desafios pedagógicos, cases e espaço para networking.

Não encontrou o que procurava? Fale conosco através dos nossos canais de atendimento.

Algumas condições podem ser alteradas sem aviso prévio.

Central de Relacionamento


(19) 97136-1803 – Whatsapp

relacionamento@puc-campinas.edu.br

Como chegar

Campus I

Endereço para correspondência:

Rua Professor Doutor Euryclides de Jesus Zerbini, 1516 | Pq. Rural Fazenda Santa Cândida | Campinas – SP | CEP: 13087-571

Campus II

Endereço para correspondência:

Av. John Boyd Dunlop, s/n | Jd. Ipaussurama Campinas – SP | CEP: 13060-904

e-MEC
Arquidiocese Arquidiocese
Hospital

Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS)

A Sociedade Campineira de Educação e Instrução Mantenedora da Pontifícia Universidade Católica de Campinas e do Hospital e Maternidade Celso Pierro é uma Entidade Beneficente de Assistência Social, dedicada à educação, portadora do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social – CEBAS – Educação.

© PUC-Campinas. All rights reserved. © 1988-2024 CNPJ 46.020.301/0001-88