ModalidadePresencial
Carga Horária360 Horas
Duração12 meses
Investimentoem até 24x de R$
mais opções de pagamento
Valores válidos para 2025
Até 12 parcelas
(por boleto e cartão de crédito)
Acima de 12 parcelas
(apenas por boleto)
A escolha do plano de pagamento é realizada no ato da matrícula e não poderá ser alterada após a assinatura do contrato.
O curso de Especialização em Inteligência de Mercado e Comportamento do Consumo é destinado a profissionais graduados, especialmente nas áreas de Marketing, Comunicação, Vendas e Gestão de Negócios. Ideal para aqueles que atuam ou desejam atuar em inteligência de mercado.
Este curso é perfeito para quem busca alcançar alto desempenho e eficiência profissional.
Além disso, é indicado para profissionais que desejam desenvolver técnicas analíticas e práticas de pesquisa, coleta e interpretação de informações de mercado.
A PUC-Campinas, buscando preparar seus alunos para um mundo do trabalho dinâmico, implementou uma Assinatura Pedagógica inovadora em seus cursos de Pós-Graduação. Essa proposta de valor, com foco na inovação educacional, diferencia a PUC-Campinas e potencializa o ensino e a aprendizagem.
A Assinatura Pedagógica prioriza o desenvolvimento de competências e a aplicabilidade prática do conhecimento. A divisão dos módulos por objetivos, com disciplinas interligadas, garante que os estudantes atuem em frentes diversas e elaborem projetos com base nos componentes de cada módulo.
A metodologia de aprendizagem por projetos/problemas e a educação por competências aproximam o conteúdo da realidade do trabalho e da sociedade, impulsionando os alunos a elaborar propostas de impacto positivo em seu cotidiano e futuro profissional. A PUC-Campinas deixa para trás modelos engessados, promovendo uma formação completa e conectada com as necessidades do mercado.
Durante o curso você receberá certificações intermediárias a cada conclusão de módulo. E o título de Especialista é obtido após a aprovação geral no final do curso (12 meses de duração).
Estes serão os Certificados Intermediários que receberá ao longo de sua jornada:
Certificação Intermediária: Extensão em Diagnóstico de fontes e Sistema de informação para inteligência de mercado
Certificação Intermediária: Extensão em Planejamento e análise de pesquisas de mercado
Certificação Intermediária: Extensão em Análise de maturidade em inteligência de mercado
Certificação Intermediária: Extensão em Mensuração e avaliação de dados em inteligência de mercado
| Módulo – Construção e Inteligência | |
|---|---|
| Disciplinas | Carga Horária |
| Sistema de Inteligência de Marketing Aqui você compreenderá o quê é um sistema de inteligência de marketing e e como é implantado a partir da reunião de fontes e análise de dados (desk research) para apoiar decisões estratégicas no ambiente de negócios. |
30 |
| Trend Hunting e Microsegmentação Aqui você identificará e analisará tendências emergentes para microsegmentação do mercado usando ferramentas e metodologias para compreender o comportamento do consumidor e apoiar as estratégias de marketing de uma empresa. |
30 |
| Inteligência de Mercado Digital Aqui você usará ferramentas digitais de inteligência de mercado e de inteligência artificial para coletar, processar e interpretar dados em ambientes digitais, incluindo redes sociais e sites. |
30 |
| TOTAL | 90 |
| Módulo – Planejamento para Geração de Conhecimento | |
|---|---|
| Disciplinas | Carga Horária |
| Métodos de Pesquisa Qualitativa Aqui você aplicará técnicas de pesquisa qualitativa e exploratória para coletar dados sobre comportamentos, atitudes e motivações dos consumidores para análises e insights a serem usados em estratégias de marketing de uma empresa. |
30 |
| Métodos de Pesquisa Quantitativa Aqui você usará métodos quantitativos que explorem relações entre variáveis, testem hipóteses e estabeleçam relações de causa e efeito e elaborará pesquisas quantitativas para medir e analisar fenômenos de forma objetiva e estatisticamente significativa. |
30 |
| Neurociência do Consumo e IA Aqui você integrará insights da neurociência do consumo com recursos de inteligência artificial para elaborar estratégias baseadas em evidências. |
30 |
| TOTAL | 90 |
| Módulo – Contextos Estratégicos e Comportamento de Consumo | |
|---|---|
| Disciplinas | Carga Horária |
| Contexto Estratégico Aqui você analisará e avaliará cenários de mercados e, concomitantemente ou não, usando as inteligências artificial e de mercado para embasar o desenvolvimento de estratégias e/ou tomadas de decisão empresariais. |
30 |
| Cognitive Skills e Avaliação de Maturidade em Inteligência de Mercado Aqui você aplicará metodologias e técnicas para avaliar a maturidade em inteligência de mercado (coleta e distribuição de informações) de uma organização com ou sem uma estrutura formal em agrupamento de dados. |
30 |
| Cognitive Skills e Avaliação de Maturidade em Inteligência de Mercado Aqui você identificará, por meio de conhecimentos e metodologias, padrões de comportamento existentes nas dinâmicas do comportamento dos consumidores, sobretudo no ambiente digitalizado, para tornar estratégias de marketing mais eficazes e alinhadas às expectativas dos consumidores. |
30 |
| TOTAL | 90 |
| Módulo – Mensuração e Avaliação | |
|---|---|
| Disciplinas | Carga Horária |
| KPIs e Métricas de Performance Aqui você compreenderá as métricas gerenciais voltadas à inteligência de mercado utilizadas no mercado para o monitoramento do desempenho organizacional e para a identificação de oportunidades de mercado. |
30 |
| Dashboards e visualização de dados Aquivocê usará conceitos, técnicas e ferramentas de visualização de dados e design de interfaces para construção e implementação de BI dashboards informativos e interativos que auxiliem o processo de tomada de decisão nas organizações. |
30 |
| Data Storytelling: da análise à comunicação Aqui você aplicará técnicas narrativas na visualização de dados (storytelling) para comunicar insights derivados de dados de maneira clara e impactante para engajamento e influência na tomada de decisão. |
30 |
| TOTAL | 90 |

Escolher este curso permite capacitar-se com técnicas analíticas e práticas de pesquisa, coleta e interpretação de informações de mercado.
O curso desenvolve conhecimentos avançados sobre inteligência de mercado, apoiando a formulação e execução de estratégias de marketing.
Além disso, oferece uma análise ética e crítica, essencial para mensurar o retorno sobre o investimento de um negócio. O curso também proporciona a construção de um portfólio profissional, aplicando as competências adquiridas em projetos reais.
Em cada módulo você desenvolve um produto e/ou projeto correspondente a uma prática profissional do mercado de trabalho do curso.
Assim você aplicará suas novas competências na construção de um portfólio a ser usado no seu atual ou futuro e desejado cotidiano profissional.
Estes serão os produtos e projetos desenvolvidos em cada módulo:
Desk Research da análise das fontes de informação internas e externas em relação a jornada de consumo.
Planejamento de Pesquisa de Mercado.
Modelo de Matriz de Maturidade em Inteligência Competitiva.
Dashboard de Inteligência Mercadológica.
- O curso oferecido na modalidade EAD possui aulas assíncronas (gravadas), permitindo que você as assista conforme sua disponibilidade. Além de todas as aulas, atividades, encontros, debates, conferências e eventos, bem como materiais digitais específicos de cada módulo, disponibilizamos recursos adicionais de interação, como bibliotecas virtuais e bases do nosso Sistema de Bibliotecas e Informação (SBI), videoaulas exclusivas, palestras, grupos de discussão, desafios pedagógicos, cases e espaço para networking.
- Os cursos ‘online e ao vivo’ acontecem de forma síncrona, transmitidos através de plataformas virtuais, com dias e horários predefinidos, que variam de curso para curso, e ficam disponíveis na página de cada um dos cursos.
- Nos cursos presenciais as aulas acontecem em data e horário pré-definidos, em ambiente físico da Universidade (Campus I ou II) ou por ela indicado, permitindo contato direto com professores e colegas. Os dias e horários variam de curso para curso, e ficam disponíveis na página de cada um deles.
Algumas condições podem ser alteradas sem aviso prévio.